sexta-feira, 8 de abril de 2011

★ Modernização do campo e a Reforma Agrária !

A modernização do campo e a Questão das Terras no Brasil

Revolução Verde: programa que prometia transferência de um pacote tecnológico para os países subdesenvolvidos. Tinha como discurso a erradicação da fome, mas seu objetivo era criar uma dependência econômica e tecnológica, além de ampliar a produção de commodities (“cultivo de rico”), o que na verdade ampliou a crise econômica e a fome nesses países.
 Pacote tecnológico pode ser representado por maquinário, fertilizantes, adubos, sementes...
Principais consequências da modernização do espaço agrário:
• Êxodo Rural.
• Agravamento da concentração fundiária e expansão da grande produção empresarial (fagocitose rural: incorporação das terras de pequenos produtores por grandes latifundiários, devido a falta de competitividade e inserção no mercadoss).
• Desalojamento de grande contingente de camponeses ou pequenos produtores.

Conflitos no campo e a Reforma Agrária

A redemocratização política brasileira coincidiu com o aumento dos conflitos fundiários e da violência no campo, colocando novamente a questão da reforma agrária para a sociedade. Nessa época que surgiu o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), que desejam ocupar áreas teoricamente improdutivas. Apesar do avanço no processo de reforma agrária, a maior parte dos assentados compõe a população mais pobre do país. Nestes assentamentos é desenvolvida uma agricultura de baixa produtividade e carente de recursos técnico-financeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário