sexta-feira, 8 de abril de 2011

★ Escravismo Colonial !

Escravismo Colonial

Nos grandes impérios africanos a instituição da escravidão era bastante difundida. Os perdedores de conflitos militares eram aprisionados pelos vencedores. Havia a escravização de africanos pelos próprios africanos, muito antes da chegada dos europeus, porém havia condições de vida minimamente decentes para eles.
O tráfico negreiro, como negócio de larga escala que envolvia a captura em massa de africanos e seu transporte para a américa, só se caracterizou após a introdução dos comerciantes europeus neste tráfico. Os escravos eram obtidos através dos comerciantes negreiros a partir da troca de produtos valorosos para a África (fumo, aguardente, tecidos...). O lucro obtido com o tráfico negreiro, a atuação dos jesuítas (favoráveis a escravidão negra pois acreditavam que os negros deveriam viver em cativeiro para serem catequizados e que eram uma raça amaldiçoada), as doenças trazidas pelos europeus (matavam os indígenas e substituíam sua mão de obra com a negra) e o modelo de plantation estabelecido pelos portugueses (requeria grande quantidade de mão de obra) eram fatores que justificavam a preponderância da mão de obra escrava negra no Brasil.
Posteriormente, com o processo de urbanização da colônia, surgiu um novo tipo de escravo: o escravo de ganho, o qual desempenhava funções urbanas e tinha maior autonomia para circular nas cidades para trabalhar e obter dinheiro para seus senhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário